top of page
  • Intervenção profissional
    A Intervenção Profissional é a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, sobre a atividade física, com responsabilidade ética. A intervenção dos Profissionais de Educação Física é dirigida a indivíduos e/ou grupos-alvo, de diferentes faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais e/ou com necessidades de atendimentos especiais e desenvolve-se de forma individualizada e/ou em equipe multiprofissional, podendo, para isso, considerar e/ou solicitar avaliação de outros profissionais, prestar assessoria e consultoria. O Profissional de Educação Física utiliza diagnóstico, define procedimentos, ministra, orienta, desenvolve, identifica, planeja, coordena, supervisiona, leciona, assessora, organiza, dirige e avalia as atividades físicas, desportivas e similares, sendo especialista no conhecimento da atividade física/motricidade humana nas suas diversas manifestações e objetivos, de modo a atender às diferentes expressões do movimento humano presentes na sociedade, considerando o contexto social e histórico-cultural, as características regionais e os distintos interesses e necessidades, com competências e capacidades de identificar, planejar, programar, coordenar, supervisionar, assessorar, organizar, lecionar, desenvolver, dirigir, dinamizar, executar e avaliar serviços, programas, planos e projetos, bem como, realizar auditorias, consultorias, treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas das atividades físicas, do desporto e afins. O Profissional de Educação Física, pela natureza e características da profissão que exerce, deve ser devidamente registrado no Sistema CONFEF/CREFs - Conselho Federal/ Conselhos Regionais de Educação Física, possuidor da Cédula de Identidade Profissional, sendo interventor nas diferentes dimensões de seu campo de atuação profissional, o que supõe pleno domínio do conhecimento da Educação Física (conhecimento científico, técnico e pedagógico), comprometido com a produção, difusão e socialização desse conhecimento a partir de uma atitude crítico-reflexiva.
  • Base Legal da Formação
    Resolução CNE/CES nº 7/2004 conjugada com a Resolução CNE/CES nº 4/2009 e com as normas complementares do exercício profissional.
  • Identificação
    Profissional de Educação Física.
  • Duração do Curso Superior
    4 anos (mínimo) e 3.200h.
  • Campos de Intervenção Profissional
    Academias, clubes, estúdios, clínicas, hospitais, condomínios, Instituições de Ensino Superior. Programas públicos e privados de saúde, de atividade física, de exercício físico, de esportes, incluindo dança e lutas, de lazer e de gestão esportiva.
  • Foco da Profissão
    Prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde. Atividades físicas, exercícios físicos, esporte nas suas diferentes modalidades e níveis. Lazer. Pesquisa na área e em áreas correlatas.
  • Categoria/distribuição de emprego
    Público e privado em todo o Brasil.
  • Registro no Sistema CONFEF/CREFs
    Bacharel em Educação Física.
bottom of page